Maritana Teixeira
A sociedade da aprendizagem confronta as demandas de aprendizagem com uma nova forma de gerenciar e acessar a informação, bem como transformá-la em conhecimento. Por um lado, percebem-se dados de fracassos de aprendizagem, por outro, o advento e crescente aumento de tecnologias da informação e comunicação têm proporcionado a grande parte da população acessar uma diversidade de informações.
Na minha realidade escolar, como professora de uma escola pública que possui uma sala “multifuncional” (laboratório de informática, sala de leitura e de vídeo), convivo com os já conhecidos problemas estruturais, sociais, afetivos e cognitivos. Em conversa informal com os professores que atuam diretamente nesse espaço, encontrei relatos parecidos com os apontados nos textos tanto na questão da resistência em permitir a comunidade escolar uma interação cm os equipamentos tecnológicos disponíveis (temendo algum dano material), como na relutância dos próprios professores em usar os recursos tecnológicos. Dos professores, também em conversas informais, percebi um descrédito em atuar numa aula diferente da tradicional, seja num simples vídeo ou num acesso a Internet.
Pesquisas mostram resultados promissores quando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são utilizadas de forma adequada, que oriente o uso para a aprendizagem, o exercício da autoria e o desenvolvimento de produções em grupo. Entretanto, embora os estudantes e os professores demonstrem conhecer e utilizar diversas tecnologias (computadores, Ipod`s, celulares, etc), este uso dificilmente se dá no âmbito da transformação das informações trocadas em conhecimento.
Os textos apontam que a discussão sobre o que são exatamente as novas tecnologias aplicadas na educação, não é algo recente, (no Brasil o primeiro projeto público data de meados dos anos 80). E trecho da entrevista do economista Ladislau Dowbor, ele cita que assim como há um tempo houve um aumento da densidade de máquinas, hoje vivemos um aumento da densidade conhecimento, não só na área escolar como em vários setores. As tecnologias da informação tornaram acessíveis uma diversidade abrangente de informações. Porém o uso das tecnologias a favor da aprendizagem, ainda é uma equação difícil para muitos educadores (e aqui não me excluo)
O conhecimento, hoje é algo extremamente mutável, inacabado em constante reestruturação Neste contexto, caberá a escola novas competências e mais somente a transmissão passiva de conhecimentos. Mas, organizar, selecionar e por à disposição dos estudantes informações globalizadas. Promover competências e habilidades que permitam formar um cidadão democrático para a atualidade e o futuro, com condições de dialogar com as incertezas que esta realidade tecnológica têm nos proporcionado e as que ainda nos proporcionará. E, caberá a nós, professores uma tomada de atitude em busca de constante formação a fim de capacitar os futuros cidadãos, com estratégias de aprendizagem, tornando-os mais eficazes e autônomos.
Referências:
Entrevista de Maria Elizabeth B. de Almeida sobre o tema “ Tecnologias trazem o mundo para a escola, 2008”
Nenhum comentário:
Postar um comentário